Realizada somente em português.
A Preparação de Pais A.dot é um programa realizado a cada mês, com exceção dos períodos de recesso de inverno e festas de fim de ano. Ela é oferecida gratuitamente, e tem como objetivo atender a uma exigência da Justiça brasileira, que solicita a comprovação de formação para pais em processos de homologação de adoção.
Para que os participantes recebam um certificado válido pela Justiça, é necessário cumprir alguns pré-requisitos, como a participação nos encontros com a câmera aberta. Essa condição garante a interação e o engajamento durante o curso, facilitando o processo de aprendizagem e o cumprimento dos objetivos propostos.
O certificado fornecido ao final do curso comprova a participação e a conclusão da formação exigida pela legislação, possibilitando aos participantes prosseguir com seus processos de adoção ou guarda dentro dos requisitos legais.
A emissão dos certificados da Preparação de Pais A.dot é realizada logo após o término do encontro. Para garantir a emissão do documento, é essencial que o participante mantenha a câmera aberta durante toda a formação e preencha uma autodeclaração confirmando essa condição.
Lembramos que, infelizmente, não há como receber o certificado caso a câmera não tenha permanecido ligada durante todo o evento. Por isso, pedimos a colaboração de todos para que sigam essa orientação e, assim, possam aproveitar todos os benefícios do programa.
Curitibana e profissional de marketing, é a atual presidente do Grupo de Apoio Adoção Consciente, onde se dedica ao voluntariado. "Encontrei uma realização profunda na construção de uma família diversificada e amorosa". Mãe de sete filhos, quatro deles por adoção. "Com meu marido, trabalhamos incansavelmente, encontrando equilíbrio entre nossas responsabilidades profissionais e o cuidado amoroso de nossa família".
Mãe solo por adoção e voluntária no Grupo de Apoio Adoção Consciente desde 2017, ela afirma que "compartilhar experiências sobre a maternidade adotiva acalenta os corações, fortalece o sentimento de pertencimento dos que aguardam a chegada de seus filhos". Mestre em ciências farmacêuticas, farmacêutica-bioquímica, professora universitária, terapeuta floral e aromaterapeuta. Trabalha na assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS) há 23 anos.
Secretário-geral do Instituto A.dot. Jornalista (PUCPR), mestre em filosofia (PUCPR) e em comunicação (UFPR), e psicanalista. Analista transacional organizacional (Unat). Pesquisador (2023-2024, e 2025-2026) da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados (USP).